TRANSPOSIÇÃO MANUAL DE PEIXES
A transposição manual de peixes a ação permite a continuidade do ciclo natural de reprodução e um total controle das espécies que estão sendo transpostas, evitando a passagem de peixes exóticos que podem competir e até causar a escassez dos animais nativos.
Durante o processo, os peixes são capturados a jusante do barramento pelos pescadores utilizando apetrechos de pesca como tarrafas, redes e anzol. Após a captura, os peixes são imediatamente colocados dentro de uma caixa de fibra própria para transporte de peixes com aeração e transportados até a região onde se encontra uma equipe técnica, que é responsável por identificar as espécies, marcar, medir.
Após a avaliação e depois de ter certeza sobre as boas condições físicas dos animais, a caixa de fibra é içada com auxílio de um guindaste posicionado em cima do barramento e os peixes são soltos novamente no rio, onde irão completar o seu ciclo natural de reprodução.
“A transposição manual dos peixes permite que a Aquacultura Brasil colabore para a preservação e a conservação da ictiofauna nativa da região. Ao identificarmos os animais com uma marca, podemos fazer um monitoramento e controle das espécies nativas da região”.